14/11/2016 Por JP Resende

10 livros de negócios que me influenciaram até aqui

Antes mesmo de entrar na faculdade eu já pensava que meu caminho estaria ligado a empreender e criar algo do zero. Para tornar a história curta, tentei diversos projetos, montei outros negócios (a maioria deu errado), e até chegar na criação da Hotmart, acumulei aprendizados adquiridos com o mercado, com a vivência e, com certeza, com leitura.

Recentemente, Diego Gomes (co-fundador da Rock Content e fundador do 12minutos), me perguntou quais eram os meus livros de negócio favoritos para adicioná-los ao acervo do 12minutos. Decidi, então, escrever um post sobre eles, porque acredito que outras pessoas poderiam se beneficiar desta bibliografia, que certamente contribuiu para formar minhas crenças, influenciar minha maneira de tomar decisões e meu modo de ver o mundo. Então, vamos lá 🙂

Blink

Malcom Gladwell é um dos meus autores favoritos. Um dos seus maiores sucessos, Blink, é um livro que explora psicologia e neurociência para entender como funciona a intuição humana. A sua intuição pode te ajudar a tomar decisões melhores e mais rápidas e até ter ações mais eficientes e com menos perda de tempo com análises extensas. Uma das lições mais valiosas que aprendi com este livro foi quando, como e porque utilizar minha intuição. Confesso que muitas vezes abusei dela, mas de modo geral, tem funcionado muito bem para mim.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Este livro traz grandes aprendizados sobre relacionamentos interpessoais. Citando experiências vivenciadas por si mesmo e outras que ocorreram em sua época, Dale Carnegie ensina com maestria a arte dos relacionamentos. Dos detalhes sutis até grandes comportamentos, o livro traz lições que podem ser aplicadas a qualquer situação e que melhoram a vida pessoal de todos. O nome do livro gera um certo preconceito na maioria das pessoas, mas posso dizer sem dúvidas que este livro foi muito marcante para mim.

Rework

É muito comum que investidores e consultores critiquem empresas que não fazem projeções financeiras detalhadas e planos de curto, médio e longo prazo. Jason Fried e David Hansson provam que estas pessoas podem estar erradas, especialmente se você estiver no estágio inicial do negócio. O planejamento é importante, mas quando feito em demasia e no estágio errado da empresa, pode causar paralisia e impedir você de agir. Em uma crítica aos métodos tradicionais de empreender, os autores mostram que, para abrir seu negócio, é preciso muito menos do que você imagina e que várias verdades do mundo dos negócios já não são mais tão legais quanto costumavam ser.

O Ponto da Virada

O ponto de virada é o momento em que uma tendência chega a um patamar que se espalha em uma velocidade exorbitante. Em uma análise de como as ideias se espalham, Gladwell traz vários conceitos que podem facilmente ser adotados por empreendedores. Quando uma ideia se espalha e chega ao ponto de virada, nada mais pode impedir que ela se multiplique. Pense em quanto os mercados mudam quando surge um novo ponto de virada? Vivemos isso no nosso dia a dia na Hotmart. O livro mostra cenários onde estímulos que fizeram as pessoas transformarem radicalmente seus comportamentos e suas crenças.

Paixão por Vencer

Jack Welch é a voz da experiência que todo CEO deveria estudar. Winning é um livro que traz exemplos fantásticos de como gerenciar uma grande empresa. Ele conseguiu fazer um livro direcionado a todo profissional que quer entender como se criam grandes culturas corporativas e como se alcançam grandes resultados.

Adams Óbvio – Robert Updegraff

Adams Óbvio é a biografia ficcional de Osborne Adams, um publicitário americano. O livro traz boas lições sobre como simplificar nossa comunicação, nos tornar mais analíticos e sobre como focar exclusivamente nos fatos. É um livro antigo, com mais de 100 anos (domínio público, por isto você pode baixar grátis aqui), mas que traz lições atemporais para qualquer empreendedor, ou profissional de marketing atual. É uma leitura rápida e fácil, e foi uma das minhas principais influências até hoje. Hoje na Hotmart, todos conseguem conectar este livro à minha pessoa e dezenas de pessoas já leram Adams Óbvio por lá. Na empresa, há líderes que presenteiam sua equipe com este pequeno livro logo no onboarding do time, para garantir que ninguém subestime o potencial do óbvio. Sou o fã #1 desta obra.

Fora de Série – Outliers

O que faz uma pessoa atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de ser chamada de “fora de série”? Por trás de trajetórias incríveis existe um padrão e diversas vantagens que tornaram essas pessoas outliers. Além disso, pode ser que você esteja super ou subestimando o papel da sorte no seu sucesso. Com esse livro, pude aprender que o histórico de vivências muda completamente o comportamento e as realizações das pessoas.

Atravessando o Abismo

Em Atravessando o Abismo, Geoffrey Moore mostra as diferentes expectativas e os diferentes comportamentos dos vários perfis de consumidores de produtos de alta tecnologia. Com estratégias diversas de marketing, Moore mostra que é possível cruzar o abismo entre os early adopters e os consumidores pragmáticos, sendo eficiente e buscando o sucesso. Este é o livro que todo mundo que trabalha com inovação deveria ler.

Hard Things About The Hard Things

Na posição de CEO da Hotmart, diversas vezes tenho que tomar decisões difíceis e que podem impactar milhares de pessoas.

Em “Hard things about the hard things”, Ben Horowitz conta a história de seu período como fundador e CEO de uma startup chamada Opsware. Cruzando várias adversidades e chegando à beira da falência, as ações do empresário mostram que é possível passar pelos momentos difíceis sem perder o foco e continuar desenvolvendo seu negócio. Neste livro, pude conhecer as diversas habilidades básicas de um CEO e ver em uma situação realista que ações drásticas podem reverter um destino iminente. Também aprendi muito sobre como superar os desafios e seguir em frente. A dimensão psicológica deste livro é fantástica.

The Four Steps to Epiphany

Startups são completamente diferentes das empresas estabelecidas, isso é um fato. Neste livro, Steve Blank mostra os desafios de sobrevivência das startups e ajuda os empreendedores a descobrirem problemas de seus negócios antes que seja tarde demais. É um livro muito bom para quem vai começar algo novo, um verdadeiro aprendizado sobre como começar uma startup do jeito certo. Gostei tanto deste livro que, quando concluí meu MBA, meu trabalho final tinha este livro como a principal referência.

Bem, aí está minha lista. Se importa em dividir a sua nos comentários? Até a próxima.

Comentários