16/02/2011 Por JP Resende

Como se motivar para terminar algo interminável

Sempre que estamos trabalhando em alguma atividade ou projeto que leva muito tempo para ser concluído, com o passar do tempo o nível de energia vai caindo, a motivação vai se exaurindo e quando você vê sua produtividade está no chão… Quase não existe ânimo para atingir a “linha de chegada”.

Mas existe uma maneira muito simples de contornar este problema, que tem funcionado muito bem para mim.

Metas Curtas, Conquistas Frequentes

Toda vez que concluímos uma atividade que agrega valor de alguma forma, nós recebemos uma “injeção de ânimo”. É bom terminar um trabalho. É bom ver algo pronto, é recompensador, revigorante.

Se você está trabalhando em algo e passa muito tempo sem ter esta sensação isto vai acabar afetando você. Então o que podemos fazer para receber essa injeção de ânimo mais vezes?

#1 – Quebre suas atividades

Divida suas tarefas em partes menores, de modo que você tenha certeza que consegue ver a “linha de chegada” logo ali, no seu alcance!

O que eu faço é quebrar meus projetos em partes que não durem mais de 1 semana de trabalho. Se você trabalha 8h por dia, então divida em atividades que possam ser concluídas com até 24h de trabalho. Se você trabalha somente 4h por dia, em um projeto pessoal por exemplo, então tente quebrar suas atividades para que possam ser terminadas com 12h de esforço.

Por outro lado, não crie metas muito curtas (de apenas um dia por exemplo), porque isto pode banalizar suas conquistas e aí você acabará perdendo o efeito da “injeção de ânimo”. Crie metas curtas o suficiente para que você possa alcançá-las com freqüência, mas não tão curtas que deixem de representar um marco.

#2 – Corte escopo, mas não mude a data

Outra estratégia que funciona bem para eu concluir meus projetos é definir uma data e manter-me firme a ela. Se por algum motivo, ao se aproximar da data de entrega eu perceber que a data não poderá ser cumprida, então reajusto o escopo do projeto, deixando o “desejável” de lado e priorizando ainda mais o que é o mais importante. Em outras palavras, corte o escopo, mas não mude a data e você vai começar a terminar suas coisas.

Não deixe que o tamanho de um projeto intimide você. Antecipe as linhas de chegada. Invente linhas de chegada. E lembre-se: “Dividir para conquistar”… Uma injeção por vez.

Comentários