14/11/2015 Por JP Resende

O que é uma startup?

OK, que diabos é uma startup afinal de contas?

Definição de startup de acordo com Eric Ries, autor de The Lean Startup:

“A startup is a human institution designed to deliver a new product or service under conditions of extreme uncertainty.”

Definição de startup de acordo com Steve Blank, autor de 4 Steps to Epiphany:

A startup is an organization formed to search for a repeatable and scalable business model.

Duas excelentes definições.

Provavelmente o mundo não precisa de mais uma. Apesar disso, nos últimos anos sempre que alguém me perguntou “O que é uma startup?” eu respondia com uma das duas definições anteriores e a pessoa balançava a cabeça fingindo que tinha entendido e depois me devolvia mais uma, ou duas perguntas, normalmente começando com a frase “deixa eu ver se entendi direito”.

Então eu comecei a elaborar uma terceira definição e usá-la em um Teste A/B da vida real. No final, cheguei a algo que parece que as pessoas entendem melhor.

A startup is a team of people working to find the most sustainable and scalable way to solve a problem of a target audience

Ou em bom português…

Uma startup é um time de pessoas trabalhando para encontrar a forma mais sustentável e escalável de resolver um problema de determinado público alvo

Como diria minha santa avó, quebrando miúdos:

time de pessoas:
pode ser uma pessoa, ou centenas. Quem sabe milhares. O mais importante é que estas pessoas estão organizadas em prol de um objetivo em comum (time) e não necessariamente são uma organização no sentido empresarial (como sugere a definição de Ries).

trabalhando:
trabalhar significa que não estão apenas pesquisando, estão no campo de batalha, produzindo e testando no mundo real.

para encontrar a forma:
startups estão sempre tentando descobrir a melhor forma de fazer algo, essa é a grande essência.

mais:
este “mais” é importante. Implica em dizer que uma vez encontrada a forma, a busca por melhorar a sustentabilidade e escalabilidade não pára.

sustentável:
deve ser capaz de continuar resolvendo aquele problema por muito tempo e isto normalmente consumirá recursos como dinheiro, tempo e recursos humanos.

escalável:
deve ser capaz de resolver aquele problema de cada vez mais pessoas e que de preferência os limites sejam apenas o próprio tamanho do mercado.

resolver um problema:
a razão da startup existir.

público alvo:
quem será beneficiado do trabalho desta organização de pessoas.

De acordo com meus testes, esta definição vai funcionar melhor na maioria dos casos. Na pior das hipóteses você irá reduzir a quantidade de perguntas subsequentes em uma, ou duas.

Divirta-se.

Comentários