04/05/2017 Por JP Resende

O “Plano Perfeito” é perfeito para te parar

Me recordo quando decidimos começar a fazer a expansão internacional da Hotmart. Discutimos algumas hipóteses e uma delas envolvia começar a testar algumas coisas pelo mercado da Espanha.

Conversei com um dos nossos líderes de bizdev internacional e disse a ele que iríamos a Madrid em 30 dias. Ele me perguntou qual era o plano, e eu disse que em 15 dias conversaríamos sobre o plano. Passados os 15 dias ele veio até mim e perguntou sobre o plano novamente. Desta vez eu disse que na semana seguinte conversaríamos sobre isso.

Faltando 1 dia para embarcarmos para Madrid, ele veio até mim e disse: “JP, ok, estamos indo para Madrid, mas tenho que te confessar uma coisa… até agora eu não sei exatamente o que vamos fazer lá.”

Virei para ele e falei: “Eu também não. E é exatamente por isto que estamos indo para lá. Quando chegarmos lá, vamos olhar para um lado, olhar para o outro, e aí sim começar a entender e descobrir o que de fato nós teremos que fazer.”

Alguns meses depois, temos um escritório com uma equipe local, já atendemos produtores e afiliados de diversas partes da Espanha.

(O vídeo abaixo mostra um encontro que aconteceu em nosso escritório em Madrid)

Temos agora nosso evento oficial de lançamento em Madrid, o Hotmart START programado para Junho/2017. Comparado com nossos objetivos, ainda há muito a ser feito, mas o progresso é real e os próximos passos só estão claros agora, porque começamos a executar no passado, mesmo saber exatamente todos os passos que tínhamos que dar.

Muita gente fica estacionada, ou andando em círculos, esperando ter todas as informações na mão (ou ter o plano perfeito) antes de dar o primeiro passo para executar. É a desculpa ideal para não sair do lugar.

Não estou dizendo que você tem que fazer tudo sem pensar, mas se você criou um plano perfeito, provavelmente ele demorou tanto que já ficou ultrapassado… e enquanto isto, lá na frente está seu competidor, ou até mesmo aquele cara, que você vai olhar e falar: “Viu? Não te falei que aquela ideia minha era boa”.

Você nunca terá todas as respostas antes de começar… e nem depois.

UPDATE:

Quando escrevi este texto fiz uma referência ao evento quer faríamos em Madrid, chamado Hotmart START. Pois bem, ele aconteceu e foi incrível. Casa completamente LOTADA. Feedback sensacional dos participantes. O primeiro de muitos passos para formarmos a comunidade Hotmart no mercado hispânico. Abaixo um vídeo mostrando como foi.

Próxima parada: Bogotá, Colômbia.

Comentários